Ingredientes
- 80 g de açúcar
- Casca de 1 laranja
- Casca de 1 limão
- 80 g de manteiga
- 130 ml de leite
- 3 gemas de ovo
- 25 g de fermento de padeiro fresco
- 25 ml de sumo de laranja
- 40 ml de vinho do Porto
- 1 colher de café de essência de baunilha
- 450 g de farinha com fermento
- 1 pitada de sal
- 350 g frutas cristalizadas ou frutos secos
- 1 gema para pincelar
- Açúcar para decorar
- Papel vegetal
- Manteiga para untar
- Farinha para polvilhar
- Geleia para pincelar
- Açúcar em pó para polvilhar
Preparação
Coloque no copo o açúcar e a casca da laranja e do limão (utilize somente a parte amarela da casca dos citrinos) e programe 20 segundos na velocidade 9, para os pulverizar. Com a ajuda da espátula, faça descer o que se acumulou nas paredes do copo.
Acrescente a manteiga e o leite e regule 2 minutos, na velocidade 3 a 37 ºC. De seguida, programe 1 minuto na velocidade 8.
Adicione as gemas, o fermento de padeiro, o sumo de laranja, o vinho do Porto e a essência de baunilha e programe 15 segundos na velocidade 4.
Junte a farinha e a pitada de sal e misture 45 segundos na velocidade 3.
De seguida amasse, regulando 3 minutos na velocidade 1. No final do tempo programado, a massa não deverá ficar agarrada às paredes do copo. Se tal acontecer, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar uns segundos na mesma velocidade.
Deixe a massa levedar, dentro do copo de mistura, cerca de 2 horas.
Depois da massa ter duplicado de volume, programe 1 minuto na velocidade 1.
Junte 250 gramas da mistura de frutos secos e da fruta cristalizada, aos pedacinhos (nesta receita foram utilizadas 50 g de nozes descascadas, 50 g de amêndoa, 50 g de pinhão, 40 g de cereja cristalizada, 30 g de abóbora e casca de laranja e 30 g de sultanas, mas pode variar as quantidades de acordo com a sua preferência), programando mais 1 minuto na velocidade 1.
Retire a massa do copo e amasse-a com as mãos - envolvendo bem os frutos secos e a fruta cristalizada que porventura não tenham sido integrados na massa - até formar uma bola, polvilhando com farinha. Forme um rolo com a massa e disponha-o de forma circular, unindo as pontas. Coloque o bolo-rei sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, untado com manteiga e polvilhado com farinha. No centro, pode colocar um recipiente resistente à temperatura, com um pouco de água, para que a massa não se una. Deixe levedar, novamente, num local temperado cerca de 1 hora e 30 minutos (ou até que tenha duplicado de volume).
Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
Dilua a gema com um pouco de água e pincele o bolo. Coloque os restantes frutos secos e frutas cristalizadas (pedaços grandes), de forma harmoniosa, sobre a superfície do bolo. Também pode fazer montinhos com açúcar ligeiramente húmido. Leve a cozer cerca de 20 minutos ou até dourar.
Retire do forno e pincele o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água, para dar brilho. Deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.
Nota: Se o ambiente estiver frio, pode levedar a massa do bolo da seguinte forma: pré-aqueça o forno a 37 ºC. Coloque a massa no forno temperado e desligue-o.
Dica: Tradicionalmente, o bolo-rei trazia uma fava seca (quem a encontrasse ficava com o direito de pagar o próximo bolo-rei) e um pequeno brinde (que dava sorte a quem o recebesse). Se desejar surpreender a sua família e cumprir a tradição, esconda uma fava seca e um brinde embrulhado em papel vegetal dentro da massa do bolo antes de a colocar a levedar pela segunda vez.
Comentários
Faça login para publicar comentários nesta receita.